quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ninguém nasceu orgulhoso

O homem orgulhoso pode aprender a humildade, mas ele vai se orgulhar disso. — Mignon McLaughlin
É muito difícil ajudar uma pessoa orgulhosa. Seu orgulho não lhe deixa reconhecer que precisa de ajuda, e muito menos aceitá-la. Há alguma esperança para essa pessoa? Às vezes me pergunto.
Por outro lado, eu não acho que as pessoas orgulhosas se tornaram orgulhosas por escolha. Não consigo imaginar que a pessoa um dia decidiu: “Sabe de uma coisa, de agora em diante vou ser orgulhoso.” Portanto, o orgulho entrou neles sem eles perceberem. Mas como?
Eu não tenho a resposta. Mas eu acho que uma razão é que eles se apaixonaram por si mesmos. De alguma forma, eles começaram a admirar muito mais suas próprias qualidades acima do que as de outras pessoas, a ponto de desprezá-las ou achá-las inferiores.
Não me entenda mal: todo mundo precisa de uma boa dose de amor-próprio. Isso é bom e saudável. Mas as pessoas orgulhosas levam isso longe demais.
Não é por acaso que Deus requer que as pessoas O amem acima de si mesmas:
Se alguém vem a mim e não odeia seu pai e sua mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs, sim, e também à própria vida, ele não pode ser meu discípulo. Lucas 14.26
A única segurança que temos contra o orgulho é amar a Deus acima de tudo, todos, e de nós mesmos.
Portanto, é impossível que uma pessoa conheça e ame a Deus e seja orgulhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário