terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Judas traiu a Jesus. Pedro negou a Jesus. E você? Em que situação se encontra?

Por Obr. Alexandre Fernandes


ILUSTRAÇÃO
Depois dos nomes diabólicos, não existe outro nome tão ignorado quanto Judas. Você colocaria o nome de seu filho de Judas? Ou você gostaria de ter esse nome? Quando nos lembramos de Judas, logo vem a mente a palavra “traição”. E quem era Judas, afinal de contas?


Judas Iscariotes é o nome do traidor. Era um dos doze discípulos de Jesus; um homem muito procurado pelos Judeus Fariseus. Jesus não tinha paradeiro; cada dia dormia em um lugar. E só um discípulo saberia onde Jesus estaria, para que os guardas mercenários O encontrasse, para que se cumprisse a profecia e Jesus ressuscitasse ao terceiro dia.

Veja: antes de apontar Judas como traidor, era também um discípulo. Aquele que não só acompanhava Jesus para onde ele ia, como também eram os primeiros homens a receber as instruções sobre o Reino de Deus e sua Justiça.

Judas Iscariotes seguia a Cristo. Foi escolhido por Cristo. Recebia instruções de Cristo. Judas testemunhou suas maravilhas e curas, mas traiu a Jesus.

Pedro era discípulo, fazia as mesmas coisas que Judas, testemunhou as mesmas maravilhas e, mesmo assim, negou a Jesus.


Sabe a diferença entre essas duas situações? Em qual das duas situações você já se encontrou ou ainda se encontra?

Minissérie Rei Davi 9° Capítulo - Completo HD



Minissérie "Rei Davi" - TV Record - 8° Capítulo (QUALIDADE HDTV)



Minissérie Rei Davi 7° Capítulo - Completo HD


Minissérie Rei Davi 6° Capítulo - Completo HD


Minissérie Rei Davi 5° Capítulo - Completo


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Homem e Satanás


A. O HOMEM—A IMAGEM DE DEUS — CRIADO PARA TER DOMÍNIO
Deus tinha motivos muito bons para a criação do Homem (homem e mulher). Ele tinha um maravilhoso plano e propósito para eles. Pelo fato de Deus ser amor, Ele desejava ter seres que pensassem e sentissem como Ele, seres com os quais Ele pudesse compartilhar a Sua vida... tudo o que Ele é e tudo com o qual Ele está envolvido — e que dominassem os céus e a terra com Ele, como filhos. Assim sendo, Ele criou o homem —em Sua Própria imagem.
Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes dos mares e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, £ sobre toda a terra, e sobre todas as criaturas que se movem sobre a terra. Assim sendo, Deus criou o homem à Sua Própria imagem, à imagem de Deus Ele o criou, macho e fêmea, Ele os criou" (Gn 1:26,27).

B. LÚCIFER
Deus criou muitas coisas maravilhosas antes de criar os céus e a terra. Entre estas coisas encontravam-se os anjos — seres espirituais cujo propósito é o de cumprirem a vontade de Deus. Os anjos adoram a Deus e O servem continuamente (Ap 5:11-14).
No.entanto, quando Lúcifer, um dos grandes anjos da liderança compreendeu sobre o plano de Deus de criar o homem, ele se rebelou contra Deus. Ele queria estar acima do Trono de Deus. Ele queria a posição e a autoridade que Deus havia planejado para a espécie humana. Ele queria governar toda a Criação acima do Trono de Deus no Céu.
Quando Lúcifer se rebelou, Deus o expulsou do Céu. Ao mesmo tempo, um terço dos anjos uniram-se naquela rebelião e foram expulsos com Lúcifer (Ap 12:4).
"Como caíste do céu, ó estrela da manhã [Lúcifer], filho da alva”. Foste derribado à terra, tu que outrora debilitavas as nações!
"Disseste no teu coração: Subirei ao céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus. assentar-me-ei entronizado no monte daassembléia, no mais alto da sagrada montanha. Subirei acima das mais altas nuvens. Tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo" (Is 14:12-14).
Lúcifer foi lançado à terra onde hoje é conhecido como "Satanás" ou "Diabo". Separado da glória do Deus Criador, ele perdeu a beleza e a luz que tinha outrora (Ez 28:11-17) e tornou-se maligno e repleto de trevas.
Os anjos que caíram com ele também perderam a sua glória etornaram-se espíritos malignos no recém-criado mundo de Deus. Mas a maligna ambição de Satanás não mudou e, assim sendo, ele começou um outro plano para tentar usurpar (tomar ilegalmente) o Trono de Deus. Ele passou a perseguir o homem que Deus havia criado.

C. A TENTAÇÃO
Deus deu ao Seu primeiro homem e mulher (Adão e Eva) autoridade sobre toda a terra e disse-lhes para manterem-na sob o seu domínio. Para mantê-los a salvo de Satanás e de seus espíritos malignos, Deus plantou duas árvores especiais no Jardim onde Adão e Eva moravam. Deus as chamou de "Arvore da Vida" e "Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal" (veja Gênesis 2:9,17).
A Arvore da Vida representava a vida e a autoridade do Próprio Deus — assim sendo, ao comer do seu fruto, Adão e Eva seriam cada vez mais preenchidos com a força, o amor e a glória de Deus.
A Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal representava a vida e a autoridade de Satanás, e enquanto Adão e Eva não comessem do seu fruto, estariam a salvo dos espíritos malignos que enchiam a terra. O domínio de toda a criação sempre seria deles se obedecessem ao seu amoroso Deus (Hb 2:8).
"O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden para lavrá-lo e tomar conta dele. E o Senhor Deus ordenou ao homem:
"Você pode comer de qualquer árvore do Jardim, mas você não pode comer da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal, pois quando você comer dela, você certamente morrerá'' (Gn 2:15-17).
No entanto, Satanás enganou a Eva. Ele lhe disse que a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não era tão ruim assim  ao contrário, ela se tornaria semelhante aos deuses. Ainda que sabendo que era uma mentira, Adão também comeu da árvore (1 Tm 2:14).
"E vendo a mulher que o fruto da árvore era bom para se comer e agradável aos olhos, e também desejável para se ganhar sabedoria, ela pegou um pedaço e o comeu. Ela também deu um pedaço ao seu marido, que estava com ela, e ele o comeu " (Gn 3:6). D.

D. O RESULTADO
Através deste isolado ato pecaminoso, o homem perdeu a glória, a imagem de Deus, e o domínio sobre a criação. Satanás então tomou o trono desocupado por Adão e Eva e exerceu o seu domínio sobre a terra, e a morte encheu o mundo (Hb 2:14,15).
" ...opecado entrou no mundo através de um só homem, e a morte através do pecado, e desta maneira a morte veio a todos os homens, porque [em Adão] todos pecaram..." (Rm 5:12).
Todas as gerações subsequentes a Adão e Eva herdaram a sua natureza caída. Todos foram submetidos ao poder e ao domínio de Satanás.
Quanto a vocês, vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver quando seguiam os caminhos deste mundo e o príncipe do reino do ar, o espírito que agora opera naqueles que são desobedientes.
"Todos nós vivíamos dentre eles em certa ocasião, gratificando os desejos da nossa natureza pecaminosa e seguindo as suas   vontades   e pensamentos.
Semelhantemente ao restante, éramos por natureza objetos de ira"(Ef 2:1-3).
Os corações das pessoas em toda parte estão agora repletos de:
1. Idolatria
"Muito embora conhecessem a Deus, nem O glorificaram como Deus, nem Lhe deram os seus agradecimentos, mas o pensamento delestornou-se fútil e os seus corações tolos foram obscurecidos.
"Ainda que se dissessem sábios, tornaram-se tolos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens formadas para parecerem semelhantes ao homem mortal, e a pássaros, e a animais, e répteis" (Rm1:21-23).
2. Imoralidade
"Portanto, Deus os entregou nos desejos pecaminosos de seus corações à impureza sexual para a desonra de seus corpos uns com os outros.
"Eles trocaram a verdade de Deus por uma mentira, e adoraram e serviram as coisas criadas, ao invés do Criador — o Qual é para sempre louvado. Amém!
Por causa disto, Deus os entregou a concupiscências vergonhosas. Até mesmo as suas mulheres trocaram as suas relações naturais por relações anormais. Da mesma maneira, os homens também abandonaram as relações naturais e inflamaram-se com concupiscências uns com os outros.
"Os homens cometeram atos indecentes com outros homens e receberam em si próprios a penalidade devida por sua perversão" (Rm1:24-27).
3. Todos os Tipos de Iniquidade
Além disso, por não considerarem que valesse a pena reter o conhecimento de Deus, Ele os entregou a uma mente depravada, para fazerem o que não deveria ser feito. Tornaram-se cheios de todo tipo de iniquidade, maldade, cobiça, e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, e malícia.
"São mexeriqueiros, caluniadores, pessoas que odeiam a Deus, insolentes, arrogantes, e vangloriosos. Inventam formas de fazer o mal e são desobedientes a seus pais. São insensíveis, incrédulos, impiedosos, cruéis.
"Muito embora conheçam o justo decreto de Deus que os que fazem estas coisas merecem a morte, não somente continuam a fazer estas mesmas coisas, mas também aprovam os que as praticam'' (Rm1:28-32).

E. O GRANDE PLANO DE DEUS PARA A RESTAURAÇÃO
Deus não desistiu do homem por causa do seu pecado! Não! Ao invés, Ele colocou em ação um outro plano grandioso — o plano de salvar a humanidade do poder de Satanás e de restaurá-la ao Seu plano original de sermos Seus filhos e de compartilharmos do Seu Trono. Ele começou a preparar o mundo para a vinda do Salvador —Jesus.
"Porque assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados"(1 Co 15:22). ONovo Testamento registra a história de Cristo. Aquele que viria para nos salvar de todos os pecados.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os verbos que Deus não usa


Existem determinados verbos que Deus não conjuga na 1ª Pessoa. Um deles é chantagear. Descubra o porquê





Fugir - É costume dizer que "quando o barco começa afundar, os ratos são os primeiros a fugir". Muitos têm esta sensação quando enfrentam um problema, pois todos desertam: amigos, familiares, marido, mulher ou até filhos. Porém, Deus nunca foge e se alguma vez se sentiu abandonada por Ele, medite se talvez não terá sido você a afastar-se d’Ele e não o contrário;

Obrigar - Fazer as coisas por obrigação é uma das piores coisas que pode acontecer a alguém, pois nem o empenho é verdadeiro e o resultado ficará sempre aquém das expectativas. Deus quer, acima de tudo, a sua sinceridade, pois o que Ele vê é a intenção do coração humano, sendo assim, Ele nunca poderia obriga-lo a nada, pois saberia sempre que o seu coração não estaria ali;

Marcar - Quando um amigo, companheiro ou familiar nos desilude, logo subimos a guarda, ficarmos alerta, de "marcação" com aquela pessoa, porque quem fez a primeira, com certeza fará a segunda e a terceira. Mas isto somos nós, seres humanos, já Deus nos dá infinitas hipóteses, perdoando os nossos erros e permitindo que voltemos 'à casa do Pai', sempre que quisermos;

Omitir - Com Deus não há surpresas, especialmente aquelas desagradáveis. Ele diz-nos sempre o como, o quando e o porquê, sem nunca omitir nada. Talvez seja por este motivo que muitas pessoas têm dificuldades em entregar-se, pois embora Ele mostre tudo, não apresenta um percurso pavimentado de facilidades;

Tentar - Quem tenta é o diabo, para nos fazer cair em pecado e, consequentemente, fazer-nos sentir culpados e demasiado fracos para pedir o que quer que seja a Deus ou até apenas falar com Ele. O pecado aniquila a fé, e Deus sabe que somos tentados diariamente pelo mal. Mas, o que Ele espera é que saiamos vitoriosos deste confronto;

Tomar - É a fé que regula, que é a medida, o termômetro da nossa relação com Deus, por isso, tudo o que conquistamos d’Ele é pela fé e se acabamos por perder algo é também pela falta da fé. Deus não toma nada de volta. Lutar, conquistar e estabelecer são verbos que apenas nós, como seres humanos, conjugamos na 1ª pessoa;

"… aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6.7

Chantagear - O valor das bênçãos divinas não é negociável, por isso nunca trate Deus como um vendedor de praça com quem está a regatear o preço da fruta. Ele não nos pede o nosso Tudo como forma de “pagamento” pelas bênçãos e sim como prova do nosso amor por Ele, já que o d’Ele por nós ficou claro quando deu o Seu Filho para morrer na cruz pelos nossos pecados e em troca da salvação da nossa alma;

Contrariar - A sua vontade e a vontade d'Ele são duas coisas distintas, mas Ele nunca se sobrepõe aos seus desejos, pelo contrário, Ele espera que você lute pela realização dos seus sonhos, mas que também tenha a humildade de reconhecê-lo como o Pai que sabe o que é melhor para os Seus filhos;

Culpar - A culpa é filha da frustração. A consciência do que deveríamos ter feito, sido ou como deveríamos ter agido pesa-nos. Muitos rejeitam assumir qualquer responsabilidade neste âmbito, remetendo-a diretamente para Deus, outros ainda sentem que é o próprio Deus quem os culpa e castiga por um pecado cometido ou pela quebra de uma norma religiosa;

Mentir - Ele não mente ou engana, em circunstância alguma, pelo contrário, diz sempre a verdade, e é esta a proposta que Ele faz a quem deseja segui-Lo, que tenha o mesmo carácter que o Seu, tal como um filho é identificado pelas semelhanças que tem com o seu pai;

Escolher - Deus chama-nos, a todos, sem descriminar ninguém, porém, não é Ele quem nos escolhe. Esta escolha é individual, é cada pessoa quem a faz, a partir do momento em que opta por um dos dois caminhos que são colocados diante de si: o Bem ou o Mal. Ao escolhermo-nos, estaremos, automaticamente, a escolher o caminho do Bem;

Interferir - Ele nunca interfere nas escolhas do ser humano, pelo contrário, dá-lhe livre arbítrio em todos os aspectos e áreas da sua vida, o que implica a liberdade para fazer as suas opções, assim como a capacidade de colher os frutos das mesmas. A responsabilidade pelo nosso sucesso ou fracasso é apenas e unicamente nossa!

Manipular - Não existem trunfos escondidos, com Deus, todas as "cartas estão na mesa" e, para conhecer melhor a Sua "proposta", basta apenas ler a Sua Palavra, está tudo lá: de onde vimos, quem somos sem Ele e quem nos podemos tornar com Ele. E Deus não pretende condicionar, influenciar e muito menos adulterar o resultado, pois este sempre esteve na nossa mão;

Prender - Deus sabe a criatura que fez, por isso, sabe que o melhor do ser humano é fruto de uma dádiva espontânea. De nada adianta reter alguém contra a sua vontade, pois nada do que aquela pessoa venha a fazer, nenhuma atitude, será baseada na sinceridade. Por isso, Deus não obriga ninguém a permanecer Consigo, antes, oferece a cada um a liberdade de escolha do próprio caminho.

Apoderar - Este verbo significa tomar por força ou sem o consentimento do outro. Deus deseja que nos entreguemos a Ele 100%, o nosso Tudo, o nosso coração, porém, esta entrega tem que ser voluntária, feita de acordo com a vontade de cada pessoa, por isso, Ele nunca se irá apoderar de nada, muito menos da sua vida.

Oprimir - Cristo veio a este mundo precisamente para nos livrar do jugo opressor do inimigo, personificado pela doença, miséria, fome, vícios, solidão, abandono, entre outros. Com Deus experimentamos exatamente o oposto, benefícios como a liberdade, a saúde, a abundância, a felicidade, o equilíbrio, etc. A pessoa de Deus, só por si, é o antônimo da opressão.