quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O orgulho e a desobediência


Quando o homem é de Deus, ele tem autoridade e unção


Obviamente, o diabo lhes sugere pensamentos de orgulho, e isto acaba por corromper o coração, e é aí que começa a queda dos ungidos. Precisamos ter sempre em mente que a autoridade que Deus nos delega é exclusivamente para se fazer a Sua santa vontade. Quando escolhe um homem ou mulher, é para determinada tarefa que Ele escolheu!
É muito perigoso para o homem de Deus acreditar que as suas mãos fizeram isto ou aquilo; se ele assim crê, também crê que a glória da obra do Espírito Santo pertence a si mesmo, e não a Deus!
Devemos ter o máximo de cuidado com a autoridade que Deus nos delega, e nunca permitir que ela suba à cabeça por influência de entes queridos, ou de quem quer que seja inspirado por Satanás, sabendo que de tudo que recebemos de Deus também haveremos de prestar contas.
O Senhor Jesus disse: "... Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão." (Lucas 12.48). O rei Davi disse: "... se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração." (Salmos 62.10).
Essas riquezas podem ser a autoridade espiritual. A autoridade que recebemos de Deus é para o serviço e glória exclusivos de nosso Senhor Jesus Cristo! Se o nosso trabalho vai bem, graças e glórias a Deus! Se não vai, então há alguma coisa impedindo o fluxo da unção para executar a vontade de Deus.
Quanto a isso, vale a pena lembrar que a igreja que o Senhor colocou sob a sua autoridade espiritual será abençoada ou não, dependendo da execução dessa unção.
         Desobediência
Se por acaso o servo de Deus está vivendo em desobediência à Sua Palavra, ou à autoridade constituída por Ele, então há um bloqueio nele das bênçãos divinas para o povo, e por isto a igreja não desenvolve, ficando mirrada e envergonhando o nome do Senhor Jesus Cristo.
O povo de Deus deve simbolizá-Lo para o Seu servo, assim como o servo representa a autoridade de Deus para o povo. Quando o homem é de Deus, tem a Sua autoridade e unção onde quer que vá; ele é a própria autoridade de Deus, quando está submisso à direção do Espírito Santo.
Ele é uma bênção, porque está sob a bênção; ele é autoridade de Deus, porque está sob a autoridade de Deus; ele é ungido, porque está sob a unção do Espírito de Deus.
A sua comunidade cresce e é abençoada, testemunhando para o mundo a vitória da cruz e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo. O próprio Deus é glorificado naquele servo, que passa a ser chamado de servo bom e fiel.
A partir do momento em que Saul foi desobediente a Deus, a unção não esteve mais com ele, ainda que permanecesse com a autoridade de rei sobre Israel. A perda da sua unção e autoridade de Deus fez com que caísse cada vez mais em desgraça, pois todas as suas ordens deram em erro, até a sua morte.
É assim que acontece com todos os homens de Deus quando perdem a autoridade espiritual e a unção de Deus: é o seu fundo do poço! A situação deles se torna pior do que antes de terem conhecido o Senhor Jesus como Salvador.
 (*) Texto retirado do livro "O Perfil do Homem de Deus", do bispo Edir Macedo.