sábado, 3 de março de 2012

A piscina e o pecador

Certa vez um amigo que no qual não é da IURD, me indagou sobre o batismo realizado em nossas igrejas. O motivo, é que os batismos eram realizados em piscinas. Sim essas piscinas mesmo que são utilizadas no verão pelas nossas famílias para nos refrescar, e em igrejas mais estruturadas (Catedrais) nos batistérios. 


O motivo que foi dito é que quando o candidato é submergido nas águas de uma piscina, o pecado dele fica ali nas águas, daí vem outra pessoa e se deita sobre o pecado da pessoa anterior, mas como? 

E que o batismo deve ser realizado em água corrente (rio, arroios, águas doce) para que o pecado seja levado pelas águas. Bom se for assim, temos que criar novos mares, porque pecado não falta nessa terra, e se todos resolvem ao mesmo tempo se batizar, já viu né? 

O batismo nas águas, assim como tudo que se faz na igreja, tem fundamento espiritual e intelectual. As pessoas desprovidas dessa consciência vivem a criticar tais praticas sem ao menos saber do que se trata e como acontece. 

O Texto Sagrado diz que aquele que crer e for batizado esse será salvo. 

Batismo nas águas significa decisão de seguir a Cristo por onde for e como for. Independente se há problemas no caminho. A cerimônia que é feita submersão, testifica tal decisão. Claro, tem pessoas que passam pela cerimônia, mas sua decisão de querer se manter fiel a Cristo não é verdadeira. 

Todo aquele que se entrega de fato e de verdade a Jesus, tem consciência que haverá desafios diários como provas da fidelidade de uma união eterna. Ninguém casa com alguém querendo ser traído. Da parte de Jesus isso não ocorre, mas o candidato em questão que sempre dá uma olhadinha pro lado é o problema. 

Voltando um pouco, alguém já leu na Bíblia que o ladrão da direita passou pela cerimônia do Batismo? 

Claro que não, você vai ficar louco e não vai achar, mas mesmo assim ele foi para o Reino de Deus, mas como isso? 

Simples, a decisão de ter Jesus como Senhor e Salvador, e ter se arrependido de seus pecados, fez com que ele recebesse um ingresso para o Grande Reino. Ou seja, a teoria dada pelas igrejas ultra-tradicionais cai por terra da obrigatoriedade de haver água corrente para haver batismo, mesmo porque, os elementos físicos são as coisas menos importantes. 

Quando há a decisão de ter Jesus como Senhor e Salvador, até mesmo um simples copo d’água serve. Não são os elementos físicos e palpáveis. Não é a cerimônia, e sim a decisão do candidato a servir e seguir ao Senhor Jesus de fato e de verdade. 

Terminando, esse amigo que questionou tanto o batismo feito IURD, hoje frequenta um terreiro de umbanda, já que sua decisão não era firme, e ele ainda não é batizado, já que banho a gente toma todo o dia, mas se entregar de fato a Jesus é outra história. 

Forte abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário