quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O lugar da promessa

Uma das características do Monte Sinai é que ele é cercado pelo deserto





Situado em uma região árida, o Monte Sinai possui uma característica marcante: é cercado pelo deserto. Também conhecido como Monte Horebe, a vegetação escassa nessa região assinala os mais íngremes penhascos.






A imagem de hoje desse lugar parece ser a mesma dos tempos de Moisés, época em que o povo gemia aflito sob o domínio dos egípcios. Apesar de escravos miseráveis, tinham consciência da existência do Deus de seus pais, o mesmo de Abraão, de Isaque e de Israel. E, munidos das promessas feitas por Ele, diante de tanta dor e humilhação, clamaram ao Senhor.

Após esse clamor coletivo, a bíblia afirma que: “Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição”(Êxodo 2.24,25). Então, o Senhor planejou libertar Israel e escolheu o Monte Sinai como o Seu lugar santo para sacrifícios.

Entretanto, será que não havia uma localidade mais formosa e cheia de vida em toda aquela região? Ou será que Deus optou propositadamente por um lugar com as mesmas condições do Seu povo? Não seria esse o verdadeiro motivo pelo qual Deus escolheu o Monte Sinai para transformá-lo em Seu Altar? Podemos acreditar que sim. Algumas vezes, o Senhor Jesus também buscou espaços isolados para ficar a sós com o Pai.

Os locais desertos são naturalmente abandonados por não oferecerem qualquer tipo de benefício. Os montes em lugares áridos servem, apenas, como um corredor por onde trafegam os viajantes, pois ninguém se aventura a viver nessas regiões devido à escassez de água. E foi, justamente, um lugar desprezado que se tornou o Trono do Senhor. Ali Deus estabeleceu Suas eternas promessas, além de leis de comportamento espiritual e social que serviram para a constituição da Nação de Israel.

Hoje, o Sinai simboliza as classes sociais desfavorecidas, as pessoas que lutam contra a miséria. Paradoxalmente, se para o homem elas são como desertos sem vida, para Deus são como jardins floridos.

Esse é o espírito da fé cristã até os dias atuais: “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”. (1 Coríntios 1.27-29)

O Sinai representa o povo rejeitado, abandonado, injustiçado e desprezado pelos homens, mas escolhido por Deus. Esse é o Monte da Salvação, da resposta de Deus e do cumprimento das Suas promessas.

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário