segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que eu, você e Rebeca temos em comum?

Martinho Lutero, o grande reformador protestante, disse uma coisa muito interessante a respeito da bíblia.


Explicando sobre o seu método de meditação nas Escrituras Sagradas,disse ele:
“A bíblia para mim é como um pé de fruta, eu a olho por vários ângulos, a fim de encontrar um fruto maduro, imperceptível a um primeiro olhar, então depois de encontrar o fruto, sacudo a árvore, depois osgalhos, e enfim, até as folhas”.

O que ele quis dizer com isso? Bom, ele está afirmando o que o leitor já deve ter experimentado – a Palavra de Deus sempre nos surpreende com algo novo, pois ela renova-se a cada dia.Aquela passagem bíblica, tantas vezes lida, e que pensamos que nenhum fruto mais podemos colher ali, derrepente nos surpreende, e pronto! Eis ali um fruto maduro, que nos alimenta a alma e nos renova as forças!

Hoje parei para meditar, sobre as noivas do Antigo Testamento.A simbologia que cada noiva traz consigo,os detalhes da vida de cada uma daquelas mulheres que nos revelam o amor de Deus,aSoberania de Deus, as responsabilidades que temos para com Ele, e muito mais.

Gostaria de compartilhar com o amigo(a) leitor do blog, aquilo que recebi hoje de meu Pai, e que foi tema de minha mensagem no dia de hoje.

Podemos ver em cada detalhe no Antigo Testamento o amor de Deus se revelar,porque todo o Antigo Testamento ou a Antiga Aliança, aponta para Jesus, que é o centro da Bíblia.

Vejamos:

Eva

Sua origem se deu segundo a bíblia da seguinte forma:
O Senhor Deus fez Adão dormir um profundo sono,e através de uma cirurgia,extraiu uma de suas costelas e dali, Eva, a noiva e esposa, foi formada.
Jesus, que é o nosso segundo Adão, também foi ferido, e o profundo sono a que foi submetido pelo Pai, foi Sua morte e ressurreição,para dar à luz a sua noiva e esposa – a igreja.

Vou pular a ordem cronológica e falar sobre Raquel.

Raquel

A história de Raquel é diferente das demais.Enquanto Eva foi formada pelas feridas de Adão,Raquel foi recebida por Jacó como esposa, somente depois demuito trabalho e humilhação.
Jacó provou o seu amor à Raquel.E Jesus tambémprovou o Seu amor à você!

O Senhor Jesus,  sendo rico se fez pobre,foihumilhado, teve que suportar a cruz por você!
Então Jacó é símbolo de sacrifício e amor; Jesus também.E Raquel é símbolo da igreja,pois foi comprada por preço de sangue!

Que grande amor o do nosso Senhor!

Rebeca

servo de Abrãao foi designado pelo seu senhor, para dar testemunho da bênção de Deus.Abrãao era muitíssimo abençoado por Deus, e na velhice deu tudoo que possuía para seu filho Isaque. A chamada de Rebeca então é completamente diferente das duas citadas por mim acima,pois Rebeca simboliza a procura de Deus por você, 

Ele têm riquezas espirituais insondáveis, e procura a noiva para seu Filho Jesus, que é herdeiro de tudo o que Deus tem,assim como Isaque foi herdeiro de tudo o que Abrãao possuía!

Eis um dilema:Abrãao necessitava de um servo fiel,para buscar a noiva para seu filho,assim como o Pai, enviou o Seu Espírito, para preparar noiva para Jesus!

O servo de Abrãao levou em seus alforges penhores, mais um símbolo do Espírito Santo, conforme Paulo nos relata em sua carta aos Efésios.(Ef.1).

O penhor, em sua definição mais simples é uma garantia.Quando deixamos tudo por Jesus, recebemos o Espírito Santo como garantia de que lá, na eternidade, receberemos a herança da vida eterna!

Não ter o Espírito Santo,habitando em nós significa não ter garantias de nada!
Por isso Paulo afirmou aos cristãos Romanos: “...e quem não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dEle”. Isso é muito sério!

Quando o servo chegou até Rebeca, a escolhida, falou sobre as riquezas de seu senhor, e de como o Senhor Deus  havia abençoado à Abrãao.Agora, coloque-se o amigo leitor, no lugar de Rebeca.

Ela jamais havia visto Isaque,tão pouco a sua riqueza! Para ela, era uma questão de crer ou não!

Rebeca é na bíblia símbolo de decisão! Pois à partir daquele momento teria que decidir em crer e aceitar pela fé o convite do servo fiel, ou rejeitar o convite.

Se decidisse em ir com o servo, isto significaria o sacrifício de sua vida, pois deixaria para trás seus pais, seus irmãos e amigos!
Hoje não é diferente, quando decidimos em ir com Jesus , isto também significa sacrifício da vida, renúncia de tudo! A vida é feita de decisões. A todo o momento temos que decidir!

Crer ou não depende de você, mais toda decisão tem consequencias!

Ir com o servo, implicaria para Rebeca assumircompromissos e responsabilidades, não é diferente conosco!

O que eu,você e Rebeca temos em comum?

Três coisas:

Decisão que leva à renúncia;
E a renúncia que nos levará ao noivo e a Sua herançabendita!

Rebeca disse ao servo: “...Ei Irei” (Genesis 24 .58)

E você, o que tem dito ao convite do Salvador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário