domingo, 25 de dezembro de 2011

O que pensar durante o Jejum de Daniel?


A mente é a única “porta” que o diabo tem para fazer fluir todos os seus desígnios, porque é nela que se concentram os pensamentos e as idéias.
Nunca podemos esquecer que Satanás, sendo um espírito cruel, só trabalha com pensamentos que causam dúvidasincertezas,medodesconfianças, enfim, tudo o que provoca instabilidade emocional e, conseqüentemente, espiritual. É muito difícil controlar os pensamentos, quando estes não estão ligados a Deus, quer através da oração contínua, da leitura da Sagrada Escritura ou de livros devidamente selecionados que edificam a alma.
O mundo é feito de idéias: quando boas, produzem lucro; quando más, produzem prejuízos. Se as idéias nascem de um coração totalmente entregue ao Altíssimo e são alicerçadas na Sua Palavra, então, geram frutos para a vida eterna. E é justamente assim que o Espírito Santo deseja usar Seus discípulos, para que “captem” Suas idéias e em seguida as execute. É dessa forma também que o diabo tem usado os seus filhos!
O ditado popular “mente vazia é oficina do diabo” é a mais pura verdade! Muitos homens e mulheres de Deus têm fracassado em seus ministérios exatamente porque têm deixado brechas para o diabo “desovar” suas idéias infernais. Por isso é que o cristão precisa estar sempre em prontidão, vigiar o tempo todo para identificar se seus pensamentos procedem de Deus ou de Satanás.
O Senhor Jesus nos alertou: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. “  – Mateus 26.41.
Essa vigília não se faz com os olhos naturais, mas com os espirituais! Enquanto permitimos que nossa mente se distraia com as futilidades desse mundo, além do coração já imerso em ilusões, Satanás trabalha no ataque com novidades para tentar semear idéias que aparentemente são boas ao coração e agradáveis à inteligência. Se não houver uma resistência imediata a esses pensamentos, é quase certo que se aprofundarão e produzirão frutos venenosos.
Todos os discípulos do Espírito Santo devem estar alertas quanto ao que lhes chega à mente. A pessoa pode ser muito espiritual e, no entanto, deixar-se levar por pensamentos diabólicos. Por isso é que há de se vigiar permanentemente, questionar sempre os próprios pensamentos, verificar se estão de acordo com a Palavra de Deus e, se possível, eliminar toda e qualquer dúvida.
De uma coisa temos a mais absoluta certeza: quando os pensamentos são provenientes do Espírito Santo, estão de acordo com os de Deus descritos na Bíblia Sagrada!
‘‘Orai sem cessar’’ – 1 Tessalonicenses 5.17
Essa é uma fonte inesgotável de poder para combater os pensamentos iníquos gerados por Satanás. É bom lembrar que, pelo fato dos maus pensamentos virem à mente do cristão, não significa automaticamente que ele esteja pecando, mas é importante que estes pensamentos sejamimediatamente repreendidos, através do fogo da oração.
A oração incessante é o permanente exercício da mente em sintonia com Deus, através da expressão da alma. É a fala do íntimo com Aquele que vê e ouve em secreto a súplica de Seu filho. A oração pode ser silenciosa ou em palavras audíveis. A silenciosa nem sempre surte o mesmo efeito que a falada. Na oração falada, ainda que bem baixinho, quase inaudível para outras pessoas, há uma direção nos pensamentos. Por exemplo: quando eu pronuncio a palavra “praia”, imediatamente obrigo minha mente a pensar no sol quente, nas ondas, enfim, em tudo o que me lembre um saudável banho de mar.
Quando falo “Jesus”, então, penso em algo referente ao Mestre: Seu nascimento, Seu ministério, Seus milagres, Sua morte e Sua ressurreição… Daí, a partir do momento em que expresso meus problemas, minhas necessidades ou meus louvores ao Senhor, passo a controlar meus pensamentos para o que realmente quero em relação a Deus. Mas isso nem sempre acontece, quando oro silenciosamente, porque os pensamentos que quero dirigir ao Pai, muitas vezes me fogem, e outros tomam seu lugar. Não é fácil controlar os pensamentos quando oramos em silêncio.
Mas independentemente do tipo de oração, o importante é que durante o jejum de Daniel a nossa mente esteja em constante ligação com Deus. Porém, se até agora você ainda tem a cabeça povoada com as contaminações deste mundo, não espere mais para tomar essa decisão, para que você seja cheio do Espírito Santo.
Até a próxima quinta com mais uma mensagem e que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário