sábado, 14 de janeiro de 2012

Os dois perigos que correm aqueles que iniciam a caminhada cristã


Sempre me perguntei por que algumas pessoas que parecem começar tão bem na fé, logo desanimam na primeira dificuldade que encontram.

Parece que até ao batismo nas águas, o entusiasmo é tão contagiante, a ponto de muitas vezes eu mesmo usar seus exemplos de dedicação como modelo para os demais. Mas tarde descobri que, tão entusiasmo não passava de empolgação - uma das filhas da emoção.

Meditando na passagem de Mateus 8, percebemos que há pelo menos dois perigos que correm aqueles que iniciam a caminhada cristã.

Perigo 1Empolgação, tomar decisões baseadas na emoção.
Perigo 2: Lentidão, não priorizar o que é mais importante na fé cristã.

Na passagem, diz que um dos escribas se apressou prometendo seguir à Jesus: “Eu te seguirei”. Aparentemente ele passou a impressão de estar muito resoluto, decidido. Mas sempre que uma decisão é  tomada no calor da emoção, e assumida sem uma devida reflexão, estas normalmente dão em nada.

 Quando este escriba ofereceu-se seguir a Cristo, ele poderia pensar que Jesus deve ter-se sentido animado com aquela decisão, afinal um escriba podia dar mais crédito e ser útil ao serviço que os doze pescadores. Porém o Senhor Jesus viu seu coração, e respondeu a seus pensamentos, e ensina a todos como ir a Ele.

Sua decisão parece surgir de um princípio mundano e cobiçoso, mas Jesus não tinha onde reclinar sua cabeça, e se ele o seguisse, não devia esperar - nada além disso. Temos razão para pensar que este escriba desistiu.

O outro era demasiado lento. A demora em fazer, por um lado, é tão negativa como a pressa por resolver-se por outro lado. Pediu permissão para ocupar-se de enterrar seu pai, e que depois se colocaria ao serviço do Senhor Jesus. Isto parecia razoável, embora não fosse justo. Não tinha zelo verdadeiro pela obra. Enterrar o morto, especialmente um pai morto, é uma boa obra, mas não é tua obra neste momento.

Se Jesus requer o seu serviço, você deve  abster-se, ainda que seja o afeto pelos parentes mais próximos e queridos, e pelas coisas que não são nosso deverPARA A MENTE SEM DISPOSIÇÃO, O QUE NÃO FALTAM É DESCULPAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário